escrito por
priscila
publicado em
21 de novembro de 2018
Uma apresentação profissional geralmente segue a mesma regra: títulos chamativos, imagens de impacto e gráficos para ilustrar números e resultados. Grande parte dos profissionais que fazem sua própria apresentação utilizam essa metodologia empiricamente, assim como algumas empresas de apresentações.
Mas na prática, embora esses tópicos ajudem no treinamento de oratória, materiais desenvolvidos dessa forma não impactam a audiência e, consequentemente, as informações são esquecidas logo ao término da exposição. Afinal, o público precisa se emocionar para memorizar.
A Conté cria conteúdo corporativo há mais de doze anos e identificou, ao longo desse tempo, passos fundamentais na elaboração de apresentações profissionais de sucesso. Ou seja, aquelas que além de levar informações, produzem conhecimento perdurável.
Os 4 passos Conté para criar e realizar apresentações de sucesso são:
É parte fundamental de toda empresa de apresentação compreender qual a mensagem principal que a audiência deverá levar consigo quando terminar a exposição. O objetivo não é passar informações, mas sim agregar conhecimento e dar algo de palpável para quem estiver assistindo. Pergunte-se: meu público conseguirá contar o que viu com propriedade em uma frase? Se sim, seu objetivo está correto.
Com um objetivo claro em mãos, é hora de separar as informações por ordem de prioridade e relevância. Isso parece óbvio, mas o segredo está (novamente) no público: o que é importante para construir na audiência um entendimento claro da mensagem que desejo passar (definida no primeiro passo)?
Por mais que alguns dados pareçam imprescindíveis, geralmente eles mostram um processo de trabalho dispensável na hora da apresentação. Resultados, ilustrados a partir do ponto de partida e de chegada, contam a história tanto quanto. E são mais fáceis de serem lembrados.
Ainda planejando o roteiro para uma apresentação profissional, vale a pena considerar não contar sua história em ordem cronológica. A atenção do seu público estará mais focada no início da apresentação. Nesse momento, você deve cativar a curiosidade, lançando, por exemplo, um resultado de vendas extraordinário (que seria o fim da apresentação), para então contar o processo de conquista desse número. Isso garantirá que a informação chave (o resultado) seja lembrado mais facilmente.
Cada apresentação tem seu objetivo e esse exemplo é apenas uma possibilidade. Há centenas de roteiros possíveis para cada situação, considerando o nível de entendimento da audiência sobre o tema, o interesse em ouvir sobre ele, a necessidade em usas as informações posteriormente (como treinamentos, por exemplo) etc.
A máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” é verdadeira. Desde que a imagem seja a certa. Como escolher imagens, cores e tipografias que também contam sua história requer técnica e alinhamento com o objetivo principal definido para aquela apresentação. Vídeos e música preparados em sintonia com o roteiro são excelentes ferramentas para manter a atenção da audiência e, principalmente, engajá-la.
Para quem faz sua própria apresentação, vale lembrar algumas regras básicas: qualidade da imagem na tela e telão; direitos autorais da imagem e sintonia com a mensagem principal. Por mais belas que pareçam, fotos desnecessárias só poluem o visual do slide. E a contrapartida é válida: fotos que chocam (imagens violentas, por exemplo) podem chamar atenção negativamente. E, ao invés de você ter a platéia curiosa para ver seu próximo slide, você terá uma platéia apreensiva. Não use esse recurso sem necessidade.
Parte essencial de grandes eventos, como TED e convenções de vendas, por exemplo; treinar o que será dito define o sucesso da apresentação. Caso contrário, o orador irá apenas expor dados e informações, que provavelmente estarão na tela ou em sua ficha. O domínio daquilo que será dito e, não menos importante, do que não será dito, traz segurança e eloquência para o apresentador e sua persuasão dependerá exclusivamente dessas duas características.
Na Conté oferecemos treinamentos de performance individuais e coletivos para que profissionais do mundo corporativo tornem-se oradores de sucesso em uma apresentação profissional. Mas as dica de ouro que todos podem começar aplicar desde já são:
– Domine o assunto que será apresentado. E memorize (sim! é preciso estudar bastante) informações principais.
– Seja você mesmo. Não tente montar um personagem para chamar a atenção. Sua autenticidade é sempre a melhor opção.
– Não saia do trilho. Mantenha o foco em apresentar o que foi previamente determinado e abra para considerações ou exemplos (não planejados) no final. Isso manterá o tempo dentro do controle.
– Continuando o tópico anterior: mantenha controle do tempo. Longas exposições são cansativas. Tenha o TED como exemplo: maior plataforma de compartilhamento de ideias do mundo e raras apresentações ultrapassam 30 minutos. (Agora um jabá: a Conté é a empresa de apresentações oficial do TEDxSãoPaulo por entender e aplicar sua metodolodia com precisão.)
– Sua audiência estará satisfeita com o que você disser. A platéia não tem como saber se você esqueceu ou pulou alguma informação. Mantenha-se seguro e na sua posição: de liderança.
– Esteja aberto para ouvir perguntas. Por mais que alguns questionamentos pareçam provocações, geralmente são apenas dúvidas. Aproveite a oportunidade para reverter a situação ao seu favor, demonstrando equilíbrio e domínio do tema (primeiro item dessa lista 🙂 ).
– E, por fim, se não souber responder, agradeça a pergunta e diga que irá pesquisar e responder posteriormente. O público estará mais atendo à sua postura do que ao seu conteúdo em momentos de tensão. Seja empático.
A partir desses 4 passos principais esperamos que você possa fazer apresentações com mais facilidade.
Se você deseja especializar-se nessa área, a Conté é uma empresa especialista que já atendeu profissionais de grandes empresas como Gafisa, Itaú, Kibon Espanha, e muito mais! Oferecemos treinamentos para criar apresentações, realizados em equipes ou individualmente. Venha para a Conté. Nosso jeito é o seu jeito.
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