escrito por
priscila
publicado em
24 de abril de 2020
A pandemia do coronavírus parecia algo distante, que jamais chegaria ao Brasil. De repente, com a mesma rapidez que o vírus fechava cidades na Europa, mudávamos por aqui nossa rotina. A maioria das empresas adotou o modelo de home office e reuniões de duas ou mais pessoas migraram para o mundo digital.
Para uma agência de conteúdo como a Conté, em que o core business é a comunicação entre as pessoas, o impacto foi grande: vimos todos os nossos eventos corporativos (convenções de venda, reuniões estratégicas, apresentações de resultados, apresentações de produtos, etc) serem cancelados.
Um mês depois, percebe-se que esses eventos estão fazendo muita falta na vida das empresas. Reuniões corporativas existem porque a comunicação entre pares é fundamental. Sem isso, a estratégia da companhia não se cumpre na ponta. É bem diferente de um evento de entretenimento em que a finalidade é somente a diversão.
Cancelar ou adiar uma convenção de vendas não é uma opção. Principalmente quando se constata que, em tempos de crise, cumprir o planejamento estratégico e as metas estabelecidas podem determinar a existência de milhares de empregos ou até da empresa.
Comunicar-se com clareza, portanto, é ainda mais importante hoje em dia. Por tudo isso, nossos clientes voltaram a pensar em como realizar esse tipo de evento em meio ao isolamento social.
O raciocínio, nesse caso, não é tão complexo. Quase tudo que se faz no escritório de uma empresa, dá para levarmos para uma lógica digital – a realidade está provando isso.
Vivemos uma era em que estamos a um clique de uma comunicação direta. Softwares como Microsoft Teams, Google Hangouts, Skype for Business, Slack e Zoom permitem reuniões o online em teleconferência e oferecem recursos muito interessantes para manter o fluxo de trabalho com normalidade.
A pandemia forçou o isolamento das pessoas e antecipou hábitos que levariam anos para ganhar escala no trabalho. No caso de eventos corporativos, vale a mesma lógica – quase tudo aquilo que preparamos para um evento é possível fazer online. Com essa premissa estamos, junto de nossos clientes, realizando eventos com sucesso.
Um exercício de enxergar o copo cheio dessa pandemia para o nosso mercado é entender que a distância social nos permite pensar somente no conteúdo e na mensagem do evento.
É comum as empresas se perderem na organização de eventos de grande escala. Para organizá-los, é preciso pensar em logística de viagem para todos os convidados, o lugar, o hotel, a plenária, as atrações, os palestrantes, a festa da noite, o horário livre, as ativações e em tudo mais que o budget nos permite sonhar.
Mas, infelizmente, o show terá que esperar o fim do surto da doença. É hora de focar somente na mensagem e no conteúdo. E, para isso, as ferramentas digitais disponíveis são muito mais que suficientes.
Em menos de um mês migramos toda nossa expertise em conteúdo para o mundo digital: desenvolvimento de um roteiro direto, apresentações em PowerPoint que priorizam a mensagem e que não são carregadas de gráficos ou tabelas, vídeos inspiradores com mensagens claras e treinamento dos apresentadores.
A verdade é que até um mercado que sofre demais com a pandemia, o de eventos corporativos, pode aprender com ela. Ao nosso ver, após essa crise, cada vez mais, os eventos serão repensados.
As empresas perceberão que tão importante quanto a forma é o conteúdo. Torcemos para que o isolamento social seja mais breve possível e voltemos aos eventos presenciais.
Mas, por enquanto, sejamos mais objetivos e trabalhemos na mensagem e no conteúdo do evento – essa é justamente a especialidade da Conté.
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