escrito por
priscila
publicado em
5 de maio de 2020
Montar uma apresentação institucional é (ou deveria ser) o primeiro material de comunicação produzido por qualquer empresa. É nela que contamos quem somos, o que fazemos, para quem fazemos e porque fazemos.
Embora pareça simples contar aos outros quem somos, criar uma apresentação institucional que cause impacto na audiência requer tempo e dedicação das pessoas responsáveis.
Tente falar um pouco de você para uma pessoa que acabou de conhecer e veja como é complicado se definir. Somos muitas coisas ao mesmo tempo e escolher o melhor viés de nós mesmos que interesse a quem estamos conversando é uma tarefa dificílima.
O mesmo vale para uma empresa. Encontrar a abordagem correta é o que diferencia uma apresentação institucional eficaz da não eficaz
Há um mito no mundo corporativo que as apresentações institucionais devem ser amplas e atender inúmeras situações e audiências.
Isso pode ser verdade na cabeça de quem demanda a apresentação – é até natural tentar prever as situações e tentar cercá-las com um único material de qualidade – mas perder-se na quantidade de atributos e serviços que a empresa oferece é o principal obstáculo que encontramos nas apresentações institucionais.
Na ânsia de contar em pouco tempo tudo aquilo que a empresa faz, fez e propõe ao mercado perde-se uma oportunidade valiosa de criar conexão com uma determinada audiência.
Na prática quanto mais se diversifica mensagem e audiência, menos interessante fica a apresentação para quem está assistindo. Quem nunca olhou para o celular quando um apresentador cita sua missão, visão e valores em uma reunião comercial que atire a primeira pedra.
O primeiro passo para uma apresentação institucional de alto impacto é entender porque você está criando essa apresentação. Qual o seu objetivo final com esse material? Você quer vender um serviço ou produto? Conseguir um investidor? Engajar seu público interno? Defina o objetivo e o público da sua apresentação institucional antes de qualquer coisa.
O segundo passo é encontrar, dentro daquilo que você quer falar, o que o seu público quer ouvir.
Vale lembrar sempre que apresentação é um momento riquíssimo de comunicação. Uma oportunidade única de criar empatia direta; olho no olho. Prever as dores da sua audiência e antecipá-las em uma apresentação institucional de impacto é meio caminho andado para uma parceria efetiva de negócios.
Uma empresa do varejo que quer ampliar a sua penetração, por exemplo, tem que saber como isso vai ajudar o varejista a vender mais. Ora, a publicidade percebeu isso há muito tempo.
Gasta-se milhões em pesquisa para tentar entender exatamente o que as pessoas almejam, para depois criar uma peça publicitária que mostre o atributo do produto que é desejável pelo consumidor.
Um exercício divertido para atestar o que estamos falando é pesquisar por propagandas antigas sobre produtos do nosso dia-a-dia. Falava-se prioritariamente do quanto o produto era maravilhoso.
O sabão em pó Rinso, líder de vendas nos anos 60, dizia que “Rinso lava mais branco”. Hoje, o líder incontestável no segmento assina: “Omo, porque se sujar faz bem”.
A comunicação evoluiu ao pensar primeiramente no benefício para o consumidor e o produto virou um mero meio para que ele o alcance. Podemos e devemos seguir a mesma lógica nas apresentações institucionais.
Há infinitos exemplos de como se usa equivocadamente os atributos da empresa nas apresentações institucionais – número de funcionários, sede própria, áreas de negócio, data de fundação, história do fundador, entre tantas informações.
Uma empresa de softwares de gestão que reforça em sua apresentação institucional que é apaixonada por tecnologia de última geração nada diz de fato ao seu prospect comercial.
O que seu cliente quer saber na verdade é como tecnologia empregada em seus softwares pode ajudá-lo a simplificar processos e reduzir custo.
Um dos erros mais comuns nas apresentações institucionais é o uso indiscriminado (normalmente no primeiro slide) da missão, visão e valores da empresa.
Fazer isso é o mesmo que dizer que Rinso lava mais branco. Claro que sua audiência deveria se importar com seus valores, mas muito mais do que falados e mostrados eles devem ser percebidos.
Uma apresentação institucional que leve soluções efetivas para a audiência tem muito mais chances de ser percebida como uma empresa ética, engajada e com valores nobres. Adjetivos valem muito mais quando vem dos outros.
Muitas das apresentações institucionais também são usadas para o público interno. Empresas costumam fazer integrações com novos colaboradores e promover update para os antigos colaboradores.
Embora não seja uma venda explícita de produto ou serviço, o raciocínio deve ser o mesmo: pensar no objetivo da empresa e equalizar a mensagem com aquilo que o público interno almeja da companhia. Orgulho do pertencimento? Orgulho de ser a maior e melhor do mercado? Oportunidade de crescimento dentro da empresa?
Com certeza o desafio aqui é muito maior, por se tratar de sentimentos subjetivos da audiência. Captar o zeitgeist interno, portanto, é imperativo para uma apresentação institucional interna. Sem isso, a chance de uma comunicação inócua é muito grande.
Entendemos que a dinâmica das empresas impede mundos ideais. Dificilmente será possível criar uma apresentação institucional para cada audiência mapeada. Normalmente é preciso contemplar em um único material os diversos públicos e objetivos.
Nesse caso, a solução é montar a apresentação de forma modular. A introdução deve ser a mesma, mas recomenda-se a criação de uma agenda por temas ou por públicos.
Se puder combinar os dois, melhor ainda. Em cada módulo, crie uma história com começo e meio e fim, que possa ser acoplado a todos os outros módulos- de modo que em toda a apresentação você possa retirar e incluir capítulos de acordo com o perfil da audiência.
Repare então, que chegamos ao mesmo ponto de nossa tese inicial: para cada audiência você terá uma apresentação institucional diferente. A diferença está na customização previa que você terá que fazer antes de cada reunião, remodelando ordem de capítulos e ocultando slides.
Uma apresentação institucional, para ser de alto impacto precisa inspirar. E para inspirar não é preciso muito tempo. Em tempos de WhatsApp é cada vez mais difícil marcar uma reunião presencial.E quando se consegue, o tempo é curto.
Logo, é interessante que você tenha uma versão reduzida com no máximo 15 slides em que você possa contar sua história em 5 minutos, 15 minutos ou 2 horas. Isso sempre dependerá da audiência. Se ela gostar do que você estiver falando, ela te dará mais tempo.
É muito comum que o cliente peça sua apresentação institucional por e-mail. Fuja dessa armadilha. Apresentações institucionais de alto impacto pressupõem apresentadores.
Para falar de sua empresa em materiais auto executáveis é recomendado outras mídias – sites e vídeos fazem muito bem esse papel.
Boas histórias podem ser contadas em vídeos de no máximo três minutos e tem o poder de segurar audiência atrás do computador. Se quiser conhecer alguns exemplos de vídeos institucionais é só clicar aqui. A Conté é também uma produtora de vídeos e tem no seu portfólio vários cases de sucesso.
É líquido e certo que toda empresa precisa de uma boa apresentação institucional. Trata-se de um dos principais e mais baratos cartões de visita. Mas, a exemplo do cartão de visitas, ela cumpre um papel delimitado. Se você conseguir uma segunda reunião depois de executá-la, parabéns. Você criou uma apresentação institucional de alto impacto.
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