escrito por
priscila
publicado em
15 de abril de 2021
Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor profundo. A medicina é o maior exemplo. Há especialista para todas as partes do corpo e para quase todas as moléstias.
O mundo corporativo segue a mesma lógica. Há peritos para todas as áreas: vendas, marketing, finanças, TI, RH, compliance, etc. E as empresas escolhem seus colaboradores de acordo com as competências adquiridas. Tudo perfeitamente normal e aceitável. Aqui na Conté é assim: buscamos os melhores designers, ilustradores, roteiristas, animadores e editores. E quando não encontramos, treinamos aqui dentro.
O desafio para qualquer especialista, seja ele médico ou gestor de uma grande empresa, acontece quando o seu conhecimento precisa ser partilhado. É preciso saber se comunicar. E muitas das vezes, isso se dá por meio da tão temida apresentação. Seja para uma equipe da mesma área ou para especialistas de outras áreas esse é momento que o conhecimento prévio, adquirido com muito estudo e esforço pode prejudicar. Explico: no anseio de colocar todo o conhecimento em uma apresentação, o especialista esquece que sua audiência pode não ter as mesmas referências que ele.
Quantas vezes você ouviu um médico explanando uma série de termos técnicos lendo o resultado de um exame e tudo o que você queria era saber o diagnóstico e o que fazer a partir de então? Em uma apresentação corporativa, a audiência age da mesma forma. É duro ter que admitir, mas muitas vezes pouco importa para o interlocutor quanto o apresentador estudou e trabalhou naquele tema. O que vale mesmo é o benefício que ele e a empresa terão com o conteúdo apresentado.
Cansei de ver apresentações que poderiam ser brilhantes serem perdidas pelo excesso de informação que pouco importavam para a audiência. O argumento do especialista é quase sempre o mesmo: “ se eu não apresentar com detalhes ninguém vai entender nada”. Trata-se de um engano comum de quem é apegado, com justiça, diga-se de passagem, a todo o trabalho que deu chegar naquele conteúdo. Felizmente para a audiência, não precisamos mais do que vinte minutos para apresentar um tema fruto de muito trabalho e estudo. As apresentações do TED, sucesso no mundo inteiro, estão aí para comprovar nossa tese.
Tal como os médicos tratam de um mesmo ser humano, os especialistas do mundo corporativo trabalham em prol de um mesmo organismo, a empresa. Tal como para o paciente o que importa é curar-se, para empresa o que importa é que esse conhecimento seja colocado em prática. E apresentações corporativas tem essa função. Saber se apresentar é necessidade de primeira ordem. E saber separar o que serve para audiência é um desafio. Sem isso, o conhecimento pode ser perdido. E carreiras que poderiam e deveriam ser meteóricas ficam estagnadas por excesso de conteúdo.
Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...
Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....
Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...
Uma das nossas maiores demandas são vídeos de treinamento; seja para a equipe interna, para o time de vendas, para...
Não perca nenhuma novidade!
Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.