escrito por
priscila
publicado em
8 de março de 2019
O autor e palestrante Julian Treasure apresenta em um vídeo do TED, assistido por mais de 20 milhões de pessoas, dicas para falar de uma forma que as pessoas queiram ouvir em apresentações profissionais. O especialista em sons demonstra como falar com poder, mesclando conteúdo teórico com exercícios vocais e, desse modo, realizando um treinamento de oratória. “Uma palestra que pode ajudar o mundo a soar mais bonito”, como a própria descrição do Youtube menciona. Quanto tempo durou essa palestra de grande sucesso? Menos de 10 minutos. Parece impossível, mas não é. Acompanhe a nossa análise do roteiro de apresentação.
(1) A primeira fala é: A VOZ HUMANA. Este é o tema da palestra e tudo gira em torno dessa escolha.
(2) Ainda no primeiro minuto, ele lança a pergunta que dá nome a palestra: “como podemos falar de forma poderosa e que faça diferença no mundo”. A plateia está lá por esse motivo e agora se sente mais segura para prestar atenção no discurso. Estabeleceu-se uma relação de confiança: o apresentador entregará o prometido. Ainda há o fator emocional embutido. Não é apenas sobre falar, mas sobre “mudar o mundo”, como sua própria fala evidencia. Poderoso.
(3) Em seguida, os sete pecados da comunicação são apresentados. Antes de iniciar, Julian avisa que não pretende ser exaustivo, mas que são de extrema importância para uma boa fala.
Essa técnica traz uma atenção maior ao que será dito, pois o público quer ouvir o que é de “extrema importância”.
Os sete pecados são mostrados, um a um, seguido apenas de uma frase que contém em si a explicação do que é e o porquê não fazer, ditas em 20 segundos cada aproximadamente.
(Para os curiosos: os pecados listados são fofoca, julgamento, negativismo, reclamação, desculpas, exagero e dogmatismo).
(4) Chegando ao terceiro minuto, depois de dizer o que não fazer, Julian Treasure introduz os quatro pilares para realizar um discurso poderoso, que formam o anagrama HAIL (saldar e/ou aclamar, em inglês). Dessa maneira, é simples memorizar.
H – honestidade (honesty)
A – autenticidade (authenticity)
I – integridade (integrity)
L – amor (love)
(5) Aproximando-se de cinco minutos, o midle point da apresentação, ele muda a tática (de trazer uma palavra, seguida de sua definição). Sai da teoria e movimenta a plateia lançando uma “pesquisa” rápida. Na sequência apresenta o conceito “caixa de ferramentas da comunicação”, elencando ferramentas da voz. Importante notar que ele não diz dessa vez quantas serão “as ferramentas”, pois repetiria pela terceira vez o método na mesma palestra, tornando-se previsível.
(Para os curiosos 2: as ferramentas expostas são registro, tom, paródia, ritmo, tom e volume.)
(6) Cada objetivo de comunicação exigirá uma combinação diferente dos instrumentos, como um motor a ser ajustado para diferentes corridas, diz ele. Aproveitando a metáfora, Julian pede a todos que se levantem e façam exercícios para “aquecerem os motores”. Ou seja, exercícios práticos de voz. Nos minutos finais da palestra, todos estão de pé, envolvidos pelo exercício e focados no apresentador. Seguem aplausos.
O segredo do sucesso da apresentação de Julian Treasure está no roteiro de apresentação bem pensado, apesar de parecer simples. As informações foram escolhidas pelo seu potencial de memorização e rápido entendimento. É uma palestra focada no que o espectador levará para casa e não no que o orador quer entregar para a plateia. Não à toa o TED tornou-se a maior plataforma de compartilhamento de ideias da internet: seu foco é o ouvinte. Assim como deve ser o seu ao criar uma apresentação profissional ou acadêmica.
Assista ao vídeo completo:
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Muito interessante!!!
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Iris Jonck
Comentou em 08/03/19