escrito por
priscila
publicado em
23 de abril de 2021
Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita. Ambas são abstrações coletivas, mas que impactam o indivíduo de uma forma muito particular. Uma frase (escrita ou oral) tem o poder de formar na cabeça das pessoas imagens e interpretações completamente diferentes. Essa é a magia, por exemplo, das artes: a grande obra é aquela que permite múltiplas interpretações.
Apresentação corporativa, no entanto, passa longe de uma peça artística. No máximo, podemos extrair alguns conceitos. Mas a finalidade é diametralmente oposta. Múltiplas interpretações é tudo o que um executivo não quer ao fim de uma explanação. Por isso o primeiro passo para uma boa apresentação é pensar em quem vai nos assistir:
Respondendo essas perguntas, o apresentador se coloca na posição da audiência e aumenta consideravelmente a chance de sucesso. Costumamos dizer que toda apresentação é uma viagem que apresentador e audiência realizam juntos, com o apresentador no papel de guia. E se o executivo quiser que a audiência viaje seu lado, ele precisa conhecer o máximo sobre ela.
A tarefa não é das mais fáceis porque mesmo dentro da empresa os públicos são diferentes entre si. Uma determinada mensagem pode ser boa para um público, indiferente para outro e péssimo para outro. Um erro comum é fazer a mesma apresentação para todos os públicos. Em termos práticos, é até possível usar o mesmo material de apoio – a identidade visual e os slides do PowerPoint – mas o discurso precisa ser ajustado toda vez que a audiência for diferente. É um exercício de empatia e de comunicação: toda apresentação é uma oportunidade nova e consequentemente única.
Já dissemos aqui o quanto é fundamental o executivo saber escolher qual a mensagem principal da sua apresentação. Mais importante ainda é saber como essa mensagem principal afeta a sua audiência. Um orador só pode usar as ferramentas a que sua plateia tem acesso. Se usar apenas sua linguagem, seus conceitos, seus pressupostos e seus valores não terá sucesso.
Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...
Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....
Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...
Uma das nossas maiores demandas são vídeos de treinamento; seja para a equipe interna, para o time de vendas, para...
Não perca nenhuma novidade!
Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.