Storytelling, cinema e apresentação

escrito por

felipe


publicado em

14 de outubro de 2020


Muito se fala sobre unir storytelling, cinema e apresentação para contar as melhores histórias. Mas será que as técnicas narrativas do cinema se aplicam de maneira efetiva no mercado corporativo?

Quantos cursos de storytelling prometem trazer a experiência das grandes histórias do cinema para o mundo das apresentações corporativas? Uma infinidade. A maioria fala de técnicas universais de narrativa que o cinema aprendeu das outras artes, em especial o teatro grego, e usou com sucesso em alguns blockusters famosos. Mas infelizmente, essas técnicas, pouco ajudam o executivo no momento de criar sua apresentação.

Primeiro porque da forma que essas teorias são expostas, em cursos de curta duração, pouco se aproveita. A maioria ensina a superfície de um conhecimento milenar, sistematizado primeiramente por ninguém menos que o filósofo grego Aristóteles, em seu livro “A Poética”.  Vinte e dois séculos depois, muita água e discussão acadêmica e prática passou por debaixo da ponte e encaixotar a narrativa ocidental em um único conceito, o famoso storytelling, é no mínimo um equívoco grave. Segundo e mais importante porque, ainda que os cursos fossem de longa duração, com estudos importantes sobre a história da narrativa e estudos de filmes que usaram tal conhecimento, isso ajudaria parcialmente o executivo.

Apresentações nas corporações

Apresentação corporativa tem particularidades que as outras linguagens não têm. Envolve um misto de emoção e razão não prevista no mundo da narrativa. Quando uma boa história é escrita ela não tem o objetivo explícito da venda de algo, ao passo que toda apresentação corporativa é uma venda de ideia, produto ou de conceito. Claro que a emoção que encontramos nas grandes histórias é bem-vinda em uma apresentação, mas qual passionalidade podemos encontrar em uma reunião estratégica que definirá os próximos três anos de uma empresa? Como comparar o plano de marketing de uma empresa do varejo com a saga de Luckie Sky Walter em jornada nas estrelas?  Trata-se de um exercício de muita imaginação com poucos resultados práticos. E resultado prático é justamente o que toda e qualquer empresa procura.

O legado do cinema

Diante disso, fica a pergunta: em que o cinema pode inspirar uma apresentação corporativa? No conceito mais elementar do teatro grego: explorar um único tema por estória. Era assim nas grandes tragédias. É assim nos grandes blockbusters. De fato, o cinema usou (e usa) essa técnica com muita habilidade. O último vencedor do Oscar, O Parasita, é um ótimo exemplo. O filme trata de apenas um tema, a luta de classes. Um tema tão batido quanto a própria história da narrativa. O sucesso do filme está na criatividade do autor em encaixar o tema numa narrativa original. Mas é fato que em todas as cenas, sem exceção podemos extrair o tema proposto pelo autor. Fácil né? Não, muito difícil. Não ser explicito e enfadonho e ainda assim falar de um único tema é o desafio de escritores e dramaturgos há milênios.

Eleger uma única mensagem é, portanto, a maior inspiração que o cinema pode proporcionar a uma apresentação corporativa. A boa notícia é que, para o executivo, fazer essa escolha é muito mais fácil do que para um escritor. A mensagem é a própria razão da apresentação.

Seja o que for, uma nova ideia, um novo produto, uma nova ferramenta de gestão, escolha um único tema para sua apresentação. Feito isso, use a criatividade para falar de formas diferentes sobre a mesma coisa. Essa é magia que o teatro grego ensinou para o cinema. Esse é o legado que o cinema pode nos trazer.

compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

eBook Eventos Digitais

downloads

eBook Eventos Digitais

Veja aqui como adaptar seu evento ao...

baixar

posts populares

Algumas vezes, o melhor a se fazer é um 3D

Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...

Conheça bem sua audiência

Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....

Apresentação: um desafio para o especialista

Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...

Animações para vídeos de treinamento funcionam muito bem!

Uma das nossas maiores demandas são vídeos de treinamento; seja para a equipe interna, para o time de vendas, para...

Storytelling, cinema e apresentação

Muito se fala sobre unir storytelling, cinema e apresentação para contar as melhores histórias. Mas será que as...

Categoria

Apresentação Comportamento Design Destaque Power Point Sem categoria Vídeo

newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.