Tempo: um elemento determinante em apresentações

escrito por

felipe


publicado em

28 de setembro de 2020


O tempo é um elemento determinante em apresentações para criar uma narrativa de alta performance. Há o exemplo clássico do presidente americano Woodrow Wilson, respondendo sobre quanto tempo ele levava para preparar um discurso: “Depende da extensão. Se durar dez minutos, preciso de não menos duas semanas para me preparar; se for meia hora, preciso de uma semana, mas se eu puder falar o tempo que quiser, não preciso me preparar. Fico pronto na hora”.

A realidade nas empresas: delimitar o tempo das apresentações

A frase do ex-presidente democrata ilustra bem a realidade das empresas. A falta de tempo no preparo de uma apresentação leva o executivo a fazer apresentações longas, cheias de assuntos e como consequência recebe pouca adesão da audiência. A verdade é que ninguém mais aguenta grandes discursos. O tempo hoje é cada vez mais escasso e o poder de absorção das pessoas é cada vez menor. E por melhor que seja o orador ele não será capaz de concorrer por tanto tempo com as infinitas opções de um smartphone.

Muitas vezes, os comitês organizadores de eventos das empresas se antecipam ao problema e delimitam o tempo das apresentações. E como antidoto a isso, o executivo comete o erro da maioria das pessoas quando impelidos a uma apresentação com pouco tempo: expor tudo de forma rápida. Há uma consequência grave quando um apresentador passa muito rápido por diversos assuntos: eles não causam impacto. Excesso de temas é igual a falta de informação. E a apresentação certamente é um fracasso.

Discursos objetivos: menos assuntos não significa menos emoção

Nas empresas e na vida contemporânea vivemos um paradoxo desconhecido pelo presidente Wilson no século passado: a falta de tempo. Infelizmente não contamos mais com tempo livre para a exposição de ideias. Por isso, sendo o tempo um elemento determinante em apresentações corporativas, estas, portanto, devem ser curtas, com discursos objetivos. O executivo tem que ir direto ao ponto e diminuir a quantidade de assuntos otimizando sua narrativa em um fio único e coeso. Em certo sentido, ele cobrirá menos pontos, mas o impacto será substancialmente maior.  E isso não significa a perda de emoção.

O discurso de Martin Luther King Jr, talvez a apresentação mais famosa de todos os tempos, levou pouco mais de 15 minutos.  Não sabemos como o pastor americano se preparou para aquele momento que ficou para a história, mas certamente ele não fez nada de improviso. No mínimo, o discurso foi lapidado durante uma vida inteira de militância. Como ninguém, Luther King Jr, foi direto ao ponto com uma única mensagem forte: o seu sonho de igualdade entre as raças.

compartilhe:

Escreva sua resposta

Seu e-mail não será publicado.

*
*

eBook Eventos Digitais

downloads

eBook Eventos Digitais

Veja aqui como adaptar seu evento ao...

baixar

posts populares

Algumas vezes, o melhor a se fazer é um 3D

Esse é um recurso demorado e um pouco custoso, mas o investimento é válido. A técnica de 3D permite a criação de...

Conheça bem sua audiência

Somos uma espécie que desenvolveu as ferramentas mais sofisticadas que o mundo já conheceu: a linguagem e a escrita....

Apresentação: um desafio para o especialista

Vivemos a era do especialista. Todos os campos do conhecimento se subdividem em temas que alguém é conhecedor...

Animações para vídeos de treinamento funcionam muito bem!

Uma das nossas maiores demandas são vídeos de treinamento; seja para a equipe interna, para o time de vendas, para...

Storytelling, cinema e apresentação

Muito se fala sobre unir storytelling, cinema e apresentação para contar as melhores histórias. Mas será que as...

Categoria

Apresentação Comportamento Design Destaque Power Point Sem categoria Vídeo

newsletter

Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter e receba materiais gratuitos e os post mais visitados em seu e-mail.