escrito por
priscila
publicado em
7 de novembro de 2018
De acordo com uma pesquisa feita pela Provokers em setembro de 2019, o consumo médio de vídeo online no Brasil cresceu 165%. O canal favorito dos entrevistados ainda é o Youtube. Isso prova que, atualmente, contratar uma produtora de vídeo pode ser vantajoso em diferentes aspectos.
Ainda segundo a mesma pesquisa, 80% dos entrevistados usam a internet para buscar algo que não conseguiram assistir no horário marcado da televisão. O consagrado, mas ainda não dominante, fenômeno do VDO (video on demand) obrigou as TVs tradicionais a abrirem canais digitais também, como a Globo Play, R7 Play, entre outros, para manterem sua audiência – mesmo que pulverizada em diversas plataformas de consumo de mídia.
Especialmente em vídeo, parte do conteúdo é feito pelos chamados influenciadores digitais – pessoas aparentemente comuns que postam suas experiências cotidianas em canais pessoais do Youtube, Instagram e Snapchat. A maior parte dos entrevistados usam o celular para essa finalidade: consumir vídeos online. Para se ter uma ideia, o Brasil está entre os países com maior consumo de vídeo no YouTube.
Dados como esses só reforçam a importância de transformar vídeos em uma das ferramentas de apresentação profissional entre empresas e seu público. Mas, apesar das ferramentas sociais oferecerem diversos recursos de edição rápida, engana-se a empresa que dispensa serviços profissionais para a elaboração desses materiais. A espontaneidade e linguagem descompromissada dos influenciadores faz sentido no universo digital, mas as marcas devem zelar pela sua comunicação em vídeo mantendo sempre sua identidade de marca e, sobretudo, qualidade do material que irá ao ar.
Deste modo, a comparação mais eficiente nesse caso é: por melhor que seja a câmera fotográfica de um celular, nenhum bom profissional de marketing dispensará a contratação de um fotógrafo profissional para produzir fotos de campanha ou cobrir eventos. Para elaborar vídeos, o princípio é o mesmo. Mas ao invés de contratar um profissional, você deve buscar uma produtora de vídeo, que irá gerenciar todos os processos de criação de materiais audiovisuais – que são muitos! – e transformar sua ideia em algo de qualidade.
– vídeos institucionais
– documentários
– realitys shows
-vídeos de treinamentos
– vídeos educativos
– entrevistas
– vídeos empresariais
– vídeo para canal de Youtube
– vídeos para Stories e IGTV, do Instagram (já percebeu que são verticais, enquanto todos os demais são feitos na horizontal ou em formato quadrado?)
– animação e motion graphics
– filmes de ficção, com curta, média e longa metragem
– videoclipes
– vídeos promocionais
– vídeos publicitários
– live action (registro de eventos, festas de família, casamento, batizados e outras comemorações)
– diversos tipos microfones
– equipamentos de captação de som direto e de diálogos
– diversas câmeras de filmagem
– processadores de efeitos de som
– equipamento de iluminação
– mesa de som
– sistema de amplificação
– ilha de edição
No entanto, mais importante do que bom equipamento, é uma boa equipe de profissionais. Roteiristas competentes são o começo da história, literalmente. São eles que definem a história que será contada. E por quem? Pelos videomakers que farão a captação de imagens e som; pelos editores, coloristas e profissionais de finalização que darão o ritmo e o tom do material final. Se necessário, ainda teremos locutor/narrador; gestão de casting e figurino, maquiadores; criadores de efeitos visuais; etc. E o produtor, que cuidará da realização de todos esses processos. E da maneira mais econômica e ágil possível. 😊
A qualidade do seu vídeo vai dizer TUDO sobre sua empresa. Não corra o risco de perder reputação de marca por apresentar conteúdos de baixa qualidade. Aposte em produções profissionais e seu público – e sua marca – agradecem.
Para finalizar, um dos maiores canais do Youtube do Brasil, ilustrando os efeitos de cortar gastos na hora de produzir um vídeo. Afinal, muitas vezes um vídeo vale mais que um textão. 😉
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